Meditação sem esforço. O que é? Como praticar? Quais os benefícios?

Todos nós já passamos por isso. Você está ansioso e estressado. Chegando em casa, você lê um artigo sobre os benefícios da meditação e conclui que é exatamente o que você precisa.

Então você se senta de pernas cruzadas e com a coluna perfeitamente alinhada, e começa a prestar atenção na sua respiração. Um minuto depois, a sua atenção está perdida em pensamentos, as suas costas estão curvadas e as suas pernas estão doendo.

Aí você percebe que meditar dessa forma vai exigir um esforço imenso, e o que você queria era só relaxar um pouco. Então você desiste.

A minha sugestão é: pratique a meditação sem esforço.

O que é?

É um tipo de meditação que não exige uma posição corporal específica, tampouco o controle da nossa atenção ou dos nossos pensamentos.

É praticada por milhares de pessoas ao redor do mundo e possui vários nomes diferentes como Effortless Meditation (Meditação Sem Esforço), True Meditation (Meditação Verdadeira) e State of Allowing (Estado de Permissão).

Como praticar?

  • Sente-se confortavelmente em uma poltrona, com as costas apoiadas, ou deite-se na cama com a barriga para cima;
  • Feche os olhos e solte o corpo completamente, como se estivesse inconsciente;
  • Observe os pensamentos, emoções, sensações e imagens mentais que surgirem, sem tentar controlar nada e sem esforço algum para direcionar a sua atenção.

A chave desta prática é a observação passiva da mente. Se a sua atenção for para os pensamentos, deixe-a ir. Se ela for para uma emoção negativa ou desconforto, não a impeça e não reaja. Não faça esforço algum, apenas observe tudo o que acontece.

Um pensamento sobre o trabalho, uma lembrança, uma dor nas costas, uma coceira. Não tente controlar nada, mas fique atento. Não se deixe levar pelas narrativas da sua mente. assista tudo como se fosse um filme, um teatro.

Pratique por 30 minutos todos os dias ou durante o tempo que preferir.

Quais os benefícios?

  • Aumenta a sua capacidade de concentração e a sua capacidade de não reagir a emoções negativas, da mesma forma que a meditação tradicional;
  • Estimula o autoconhecimento – você passa a se conhecer melhor, pois fica familiarizado com as próprias emoções e pensamentos;
  • Estimula o relaxamento através da contemplação;
  • Cria um ambiente seguro para que pensamentos e emoções reprimidas possam ser reconhecidas, aceitas e processadas – esse é o maior benefício que a meditação sem esforço vai nos trazer. Ao longo da vida, todos nós acumulamos emoções negativas que não foram processadas adequadamente no passado por várias razões. Essas emoções se acumulam no inconsciente e geram uma série de problemas. Esse tipo de meditação vai estimular o aparecimento e processamento dessas emoções de forma adequada (não é preciso fazer nada, apenas observe as emoções e os pensamentos reprimidos surgindo na consciência e permita que sua mente as processe sem interferência e sem esforço da sua parte).

Com o tempo, a meditação sem esforço vai fazer você se sentir mais leve e tranquilo, mesmo que, durante esse processo, surjam alguns pensamentos e emoções desconfortáveis.

Ao longo dos anos praticando meditação, eu percebo uma preferência natural da minha mente para essa técnica, que hoje corresponde a 90% do meu tempo meditando. Tentar controlar a minha experiência é algo que eu raramente faço nos dias de hoje.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s